A sensualidade da arquitetura brasileira

A arquitetura pode ser considerada uma arte, tamanho o seu poder de dialogar com o espaço e as pessoas que vão habitar suas criações. Surgem, dessa forma, verdadeiros monumentos, o tempo todo, às vezes apenas para uma família comum. O importante é seguir o que propõe.

Claro que assim surgem várias categorias que podem ser nomeadas de diversas formas. O site americano Architze listou as obras mais sexy da arquitetura brasileira. Nomes de arquitetos consagrados como Oscar Niemeyer e Ruy Ohtake aparecem na lista. Ficou curioso? Então confira esse ranking!

Em primeiro lugar ficou a Casa 6, em São Paulo, de Marcio Kogan. Esta casa possui uma ampla área social coberta, com ambientes integrados. Com ventilação cruzada e uma visão completa do jardim, ela transborda conforto e energia.

Na segunda posição está o Loft 24/7, grande destaque da Casa Cor São Paulo de 2009. O projeto, da arquiteta Fernanda Marques, se destaca pela integração dos ambientes com a natureza do entorno, o que criou um local harmonioso, com a sensação de transparência.

Conhecido por todos os brasileiros, o Palácio da Alvorada, em Brasília, ocupa terceira posiçaõ da lista. Obra de Oscar Niemeyer, o Alvorada tornou-se um dos ícones da arquitetura moderna brasileira. Revestido de mármore e vedado por cortinas de vidros, o palácio possui integração entre espaço interior  e exterior.

Claro que ia surgir uma casa de praia por aqui. A Casa Iporanga, localizada no Guarujá, litoral paulista, foi construída por uma estrutura mista de concreto, metal, vidro e madeira. A obra é de Nitsche Arquitetos Associados e conta com uma flores nativa no entorno, para acrescentar ainda mais exuberância ao projeto.

O quinto lugar é uma casa dos sonhos. A Casa JE, construída em Nova Lima, no estado de Minas Gerais, possui grandes aberturas envidraçadas, que integram a casa aos espaços de lazer. Idealizada por Humberto Hermeto, é simplesmente fantástica.

Outros grandes arquitetos estão nesse lista, como Marcio Kogan, Ruy Ohtake, Mareines + Palatano e a equipe de Cadas Arquitetura.

Fonte: M de Mulher 

1

2

 

34

 

57

Your comment