Materiais da Brisa: Cumaru.

 

A Brisa busca aliar os materiais de melhor qualidade disponível no mercado com a sustentabilidade. Os nossos produtos são feitos de diversos tipos de madeiras, uma deles é o Cumaru.

O cumaru é uma madeira muito apreciada no ramo moveleiro. Apresenta alta dureza, ou seja, é uma madeira muito resistente, ainda que sofra agressões. Por isso é perfeita para os nossos móveis. Tem um manuseio complicado e exige muito dos profissionais que irão trabalhar com ela.

deck-modular-isabela-50cm-x-50cm-placa-cumaru

Aqui no Brasil, o cumaru tambémé conhecido por outros nomes, como por exemplo; camaru-ferro, cumaru-verdadeiro cumaru-amarelo, cumaru-rosa, cumaru-escuro, cambaru, cambaru-ferro, champanha, entre outros. No exterior, a madeira também possui nomes variados, como charapilla, cumaru, ebo, faux, gaiax , gaiac de cayenne, koemaroe, sarrapia e tonka.

A incidência dessa madeira na natureza brasileira é nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia, e, fora do Brasil, ela pode ser encontrada na nos países vizinhos ao Brasil na América do Sul, tais como, Peru e Bolívia.

Para fazer a extração da madeira de cumaru é possível fazer o plantio de mudas destinadas exclusivamente ao comércio de madeira e outros derivados da planta, ou seja, madeira de reflorestamento, com isso, não extingue-se os espécimes que são encontrados no meio ambiente.

O cumaru pode ser utilizado até mesmo para construções externas e pesadas, como no caso de pontes, postes e até mesmo dormentes ferroviários. Devido a sua alta resistência ao ataque de pragas, como fungos e cupins, é uma madeira que pode resistir até 12 anos em contato direto com o solo.6a40638f8cc3e75cbdea9dab47d18d0b

Por todas as vantagens que apresenta para a fabricação e ainda com a sua intensa versatilidade que a Brisa usa Cumaru em nossa linha de produção. O resultado é excelente. No padrão Brisa Casa.